"INFANTARIA! Antes de ser uma ARMA, é um estado de ESPÍRITO"

sábado, 31 de julho de 2010

O nordeste no século XIX - parte 2


Entre outras revoltas que ocorreram especificamente no conturbado período regencial estão a Cabanada e a Setembrada.

A Cabanada ocorreu entre 1832 e 1835, logo após a abdicação de D. Pedro I. O movimento da Cabanada aconteceu primeiro em Pernambuco e Alagoas, e depois na atual região do Pará. Em Pernambuco, a rebelião também ficou conhecida como "A Guerra dos Cabanos", e pretendia a volta de D. Pedro I ao trono do Brasil, ou seja, era conservadora. Teve como líder Vicente de Paula. Em 1834, o movimento perdeu sua razão de existir devido à morte de D. Pedro I, e terminou em uma Conferência de Paz, contudo, muitos revoltosos foram presos.

Setembrada é o nome dado às rebeliões ocorridas em Pernambuco e no Maranhão, em 1831. Foram motivadas pela situação de crise política e econômica após abdicação de D. Pedro I, o que explica o caráter anti lusitano das rebeliões.

Ainda em 1832, também ocorreu, na Bahia, uma revolução conhecida com Federação dos Guanais. Foi uma luta pela independência da Bahia, motivada pelas ideias republicanas e pela indefinição de como seria o governo, devido à ausência do Imperador. Os revoltosos chegaram a estabelecer uma breve república, contudo, não resistiram à reação do governo.


Fonte: Wikipedia, Império do Brasil Acessado em 29/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário