"INFANTARIA! Antes de ser uma ARMA, é um estado de ESPÍRITO"

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Consequências da Guerra do Paraguai

Quando da morte de Solano Lopez, a população paraguaia tinha sido extremamente reduzida, havendo apenas cerca de 200 mil pessoas vivas, na maior parte mulheres e crianças. A economia desse país, antes desenvolvida e autossuficiente, foi destruída, de modo que o Paraguai pediu um empréstimo do exterior, nunca tendo solicitado antes. E uma parte considerável do território paraguaio foi cedido ao Brasil e à Argentina:


(O território cedido está representado pelas listras verdes.)

No Brasil, o exército voltou prestigioso e fortalecido, e teve papel fundamental em dois acontecimentos importantes na história do país: a abolição da escravatura em 1888 e a Proclamação da República em 1889. Na abolição, inclusive, a guerra teve grande importância ao colocar o país em contato com nações em que a escravidão não existia mais, e ao por juntos em combate escravos (agora alforriados) e homens livres.

O país que mais se beneficiou da guerra foi a Inglaterra, que forneceu armas e empréstimos aos países da aliança, e que agora via em ruínas um Paraguai que antes representava um certo perigo à dominação econômica européia (e principalmente inglesa) na região.


Fontes:

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: história, 7ª série. Editora Scipione. São Paulo, 2005.
(Os sites foram acessados em 30/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário