"INFANTARIA! Antes de ser uma ARMA, é um estado de ESPÍRITO"

sábado, 28 de agosto de 2010

Infantaria

A Infantaria, que é considerada a mais antiga Arma do Exército, caracteriza-se por possuir grandes efetivos. Seus soldados são treinados para combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas. Ela emprega em suas ações de combate viaturas motorizadas e blindadas, aeromoveis e embarcações para o transporte de sua tropa.
Sua missão básica, no ataque, é destruir ou capturar o inimigo, empregando o fogo, o movimento e o combate aproximado e, na defensiva, manter o terreno e contra-atacar.
A Arma de combate, a Infantaria, atua em ação de conjunto com outras armas, como a cavalaria, artilharia e engenharia, que visam apenas a apoiá-la.
Ela faz uso de todo tipo de armas de pequeno calibre, como metralhadoras, fuzis automáticos e mísseis antiaéreos. No combate aproximado, os combatentes utilizam o fuzil automático, baionetas, pistolas, granadas de mão e, em distâncias maiores, metralhadoras de mão e de reparo sobre bipé.
A infantaria se organiza em diferentes tipos de acordo com o material que dispõe: a ligeira, ou a pé, está apta para atuar em missões especiais, de guerrilha ou contra guerrilha, a motorizada conta com unidades capazes de atuar em terreno moderadamente acidentado, a blindada utiliza veiculos de transporte e combate à prova do fogo de armas de pequeno calibre, a de montanha combate em terrenos acidentados e , por último, a infantaria pára-quedista, arma ligeira e dotada de abundantes recursos anti-carro.
Essa é a infantaria brasileira, múltipla nas tarefas, única na origem e no objetivo. Os meios disponíveis são diversificados e eficientes. O armamento é, a cada momento, mais sofisticado, preciso e letal. A guerra, porém, não é vencida pela máquina. A máquina de guerra sim, está ao dispor daquele que palmilha e conquista o terreno, que o mantém, que prossegue, que cai, que torna a levantar e segue em frente, sabedor que o espírito imortal de Sampaio o guia à glória suprema da vitória.



Obs: sites visitados no dia 28 de agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário