"INFANTARIA! Antes de ser uma ARMA, é um estado de ESPÍRITO"

terça-feira, 20 de julho de 2010

Introdução à Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai, também conhecida como Guerra da Tríplice Aliança, foi um conflito militar na América do Sul, que começou em 1864 e terminou em 1870, envolvendo o então Império Brasileiro e os países platinos (Argentina, Uruguai e Paraguai). Foi o conflito de maior magnitude entre países do continente.

O Paraguai, governado por Solano López, que defendia uma política expansionista, capturou o navio brasileiro Marquês de Olinda, declarando, um mês depois, guerra ao Brasil e posteriormente (aproximadamente quatro meses após a apreensão do navio brasileiro) à Argentina. Esses países se juntaram, e a eles o Uruguai, para enfrentar a nação agressora, formando a Tríplice Aliança, que terminou a guerra vitoriosa.

Batalhas importantes incluem a de Riachuelo, vencida pelo Almirante Barroso; a de Tuiuti, vencida pelo General Osório e na qual Sampaio sofreu os ferimentos que o levaram à morte; as dezembradas, que abriram caminho para a conquista de Assunção (capital paraguaia); e a batalha de Cerro Corá, que terminou com a morte de Solano López.

Fontes:

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: História, 7ª série. Editora Scipione. São Paulo, 2005.
(Sites acessados em 18/07/2010)


Nenhum comentário:

Postar um comentário